Idoso morre por falta de assistência e filha é presa pela Civil após investigação

Uma denúncia anônima levou a Polícia Civil a investigar o caso, registrado como crime de maus-tratos à pessoa idosa com resultado morte

Idoso morre por falta de assistência e filha é presa pela Civil após investigação
Prisão ocorreu no Cidade Satélite, em Boa Vista – Foto: Polícia Civil

A PCRR (Polícia Civil de Roraima) por meio da Polinter (Delegacia de Polícia Interestadual) prendeu nesta quarta-feira, 22, M.E.P.S., de 53 anos, investigada pelo crime de maus-tratos à pessoa idosa com resultado morte, contra o próprio pai, o idoso R.P.O., de 95 anos. A prisão ocorreu no bairro Cidade Satélite.

A prisão ocorreu sob a coordenação do delegado Vinícius Souza. O Núcleo de Plantão Judicial e Audiências de Custódia do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) expediu o mandado.

Conforme o inquérito policial, o caso teve início após uma denúncia anônima recebida em abril de 2016. Uma equipe técnica do CREAS do município do Cantá então realizou visitas na residência do idoso. A equipe técnica constatou condições extremamente precárias em que o idoso vivia. Além disso, a vítima apresentava sinais de abandono, debilitado, com dores, desorientado, em ambiente insalubre e sem os cuidados básicos necessários.

“A própria filha, que era responsável pelos cuidados do pai, deixou de prestar a assistência necessária, ficando uma situação de grave vulnerabilidade. O que resultou no agravamento do seu estado de saúde e, posteriormente, em seu falecimento”, destacou o delegado.

Abandono ao idoso

Ainda de acordo com o inquérito policial, em uma das visitas na casa da vítima, a equipe de assistência social encontrou o idoso deitado em uma rede, apresentando mau cheiro, sinais de desnutrição, dores abdominais, hematomas pelo corpo e visível estado de debilidade física.

“Em algumas ocasiões, a suspeita não estava na residência, deixando o pai apenas na companhia de uma neta. Mesmo após ser convocada a comparecer na instituição de assistência para receber orientações, ela não atendia as solicitações”, afirmou.

Diante da situação de risco, o idoso foi acolhido em maio de 2016, mas em julho precisou ser internado após diagnosticado com pneumonia e melena, em decorrência estado de abandono e negligência identificado durante as investigações, que resultou na morte da vítima.

Após a prisão, M.E.P.S. seguiu para a unidade policial para os procedimentos legais e passou por audiência de custódia nesta quinta-feira, 23, ficando à disposição da Justiça.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x