Política

Alertas de garimpo na Terra Indígena Yanomami tem queda de 73% em 2024

A Casa de Governo divulgou nesta quinta-feira (13) que os alertas de garimpo na Terra Indígena Yanomami teve uma queda de 73% em 2024. Em resumo, a organização instituída em Boa Vista é responsável pela coordenação das operações federais na região.

Os dados foram coletados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM). Desse modo, são referentes ao período de janeiro, fevereiro, março e abril deste ano, comparado ao mesmo período em 2023.

Conforme o relatório, o Centro registrou 38 alertas em janeiro, 21 em fevereiro, 23 em março e 17 em abril de 2024, chegando a 102 notificações.

Já no ano passado, o CENSIPAM contabilizou 192 alertas em janeiro, 57 em fevereiro, 120 em março e 9 em abril, somando 378 alertas, o que representou a redução de 73%.

O diretor da Casa de Governo, Nilton Tubino, pontuou que os dados do Censipam comprovam a saída de garimpeiros da terra indígena.

“O cerco aos criminosos está se fechando. Com as operações diárias de segurança, estamos inviabilizando a presença dos garimpeiros e, consequentemente, novas áreas de garimpo na TIY”, afirmou.

Combate ao garimpo

Combate ao garimpo ilegal/Foto: Divulgação Ministério da Defesa

Em suma, uma das ações realizadas pelo Governo Federal para combater o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami é a Operação Catrimani II. A iniciativa é uma ação conjunta coordenada pela Casa de Governo de Roraima com a participação dos Órgãos de Segurança Pública, bem como Agências e Forças Armadas.

A segunda fase da Operação iniciou no dia 1º de abril e deve seguir até o dia 31 de dezembro, conforme a Portaria GM-MD nº 1.511, de 26 de março de 2024.

No início do mês, as Forças Armadas divulgaram um balanço das ações realizadas no mês de maio. Os agentes destruíram menos 13,7 toneladas de cassiterita, prenderam 11 pessoas e apreenderam 10 tipos de armamentos.

Fonte: Da Redação

Bruna Alves

Recent Posts

Inscrições para concurso da Assembleia Legislativa terminam nesta quarta-feira, 6

Com 226 vagas e salários de até R$ 39 mil, certame entra na reta final.…

2 minutos ago

Uniões homoafetivas completam 15 anos de reconhecimento pelo STF

Avanços sociais e desafios marcam a conquista

1 hora ago

Padrasto condenado a 15 anos por estuprar duas enteadas adolescentes é preso em Boa Vista

Crimes aconteceram em 2022. Vítimas tinham 12 e 15 anos à época

2 horas ago

Novo Desenrola começa a valer nesta terça-feira

Programa busca ajudar famílias a pagar dívidas e recuperar crédito

2 horas ago

Sine oferta 141 vagas de emprego em Roraima nesta terça-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

3 horas ago

CIEE oferta 42 vagas de estágio para ensino médio e superior em Roraima

Oportunidades estão distribuídas em áreas do ensino superior, como Administração, Direito, Informática e Construção Civil

15 horas ago