Deputado diz que vai trabalhar para cassar mandato de Jalser

Nilton Sindpol disse que, pelas provas coletadas, ele está convencido da autoria atribuída ao deputado preso

Deputado diz que vai trabalhar para cassar mandato de Jalser
Nilton Sindpol fez declaração após sessão que manteve Jalser preso – Foto: Divulgação/ALE-RR

O deputado Nilton Sinpol (Patriota) disse que vai trabalhar para cassar o mandato de Jalser Renier (SD).

A declaração foi dada ontem (4) após a Assembleia Legislativa manter a prisão do parlamentar por suspeita de mandar sequestrar e torturar o jornalista Romano dos Anjos. Contudo, Jalser nega participação.

Veja quem votou na sessão

Nilton falou que as provas coletadas pela Polícia Civil, bem como pelo Ministério Público (MPRR) o convenceram da “autoria e materialidade” de Jalser Renier.

“Vamos trabalhar para que o deputado Jalser Renier tenha o mandato dele cassado e seja extirpado do seio da convivência com os demais parlamentares da Assembleia Legislativa do estado de Roraima”, declarou Nilton.

De acordo com o parlamentar, que é policial civil, está à frente da Corregedoria da Assembleia. Ele explicou que o processo de cassação precisa ser provocada para iniciar os trâmites.

“Estamos tranquilos. Se provocados, vamos fazer as formalidades e levar à frente esse processo de cassação. A população está acompanhando individualmente o trabalho de cada deputado”, finalizou.

Decisão da Assembleia

Por unanimidade, os 17 deputados presentes na sessão extraordinária de ontem votaram por manter a prisão preventiva do político.

A ordem para prender Jalser partiu da juíza Graciete Sotto Mayor, no dia 1º de outubro. Ele foi preso no escritório dele, localizado no bairro Canarinho, em Boa Vista.

Em seguida, o caso foi levado para Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Logo depois, o relator, Coronel Chagas (PRTB), disse que prisão não era ilegal e votou por deixar Jalser preso. De acordo com Chagas, a “imunidade não é um privilégio”.

“A imunidade não pode se tornar um privilégio pessoal ou escudo para subtrair o mandatário”, falou.

Relembre a prisão

Jalser está preso no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG). A prisão ocorreu na segunda fase da Operação Pulitzer, feita pelo MPRR com a participação das Polícias Civil e Militar (PM).

Conforme o inquérito, Jalser chefiava na Assembleia uma organização criminosa responsável pelo crime contra o apresentador.

Além disso, um dos militares presos fez um convite para outro policial. Ele falou que Jalser havia ordenado um “recado” ao jornalista.

Também consta no inquérito que Jalser ligou para o delegado-geral Herbert Amorim para reclamar da investigação, ameaçou de morte o governador Antonio Denarium (PP), bem como usava o aparto da Casa para espionar adversários.

Leia detalhes do envolvimento de Jalser

Por Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mizael Francisco da Silva

O homem colhe que planta,as opurtunidades existem para mostramos quem somos.

1
0
Would love your thoughts, please comment.x