Justiça determina que presidente da Câmara de Rorainópolis instaure CPI para investigar atraso no pagamentos dos servidores

Juiz considerou pedido da maioria absoluta dos vereadores que havia sido colocado para votação em plenário

Justiça determina que presidente da Câmara de Rorainópolis instaure CPI para investigar atraso no pagamentos dos servidores
Câmara Municipal de Rorainópolis – Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) determinou que o presidente da Câmara Municipal de Rorainópolis instaure a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). A decisão é da última sexta-feira (22).

O juiz da Comarca de Rorainópolis, Eduardo Álvares de Carvalho, avaliou o pedido de liminar impetrado por cinco vereadores. Os parlamentares querem a investigação dos atrasos nos salários dos servidores do município.

Os cinco representantes explicaram que seis vereadores assinaram o requerimento para instaurar a CPI. No entanto, o presidente da Casa, colocou o pedido em votação.

Na votação, a maioria reprovou a criação da Comissão. Entretanto, este não é o procedimento a ser adotado, visto que a maioria dos parlamentares já haviam assinado o requerimento. Desse modo, os cinco vereadores se juntaram e acionaram a Justiça.

Na decisão, juiz avaliou que o requerimento atendia às regras necessárias e que a maioria absoluta os vereadores assinou.

“De análise preliminar do requerimento ( CMR / N. 004/2023 – mov. 1.9) apresentado pelos impetrantes, tem-se que estão preenchidos os requisitos para criação da comissão ora postulada, uma vez que foi requerida por 06 (seis) vereadores, ou seja, mais de 1/3 (um terço) da composição da Câmara Municipal”.

Atrasos e determinação da Justiça

Servidores do município de Rorainópolis denunciam constantemente o atraso no pagamento dos salários. Especialmente da Secretaria de Educação.

Na semana passada, a Justiça deu prazo de 24h para que o prefeito Leandro Pereira efetuasse o pagamento. Isso depois que o prefeito descumpriu um Termo de Ajustamento de Conduta que assinou com o Ministério Público do Estado (MPRR).

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x