Política

Quase um quarto dos eleitores de Roraima tem entre 25 e 34 anos

A maior parte dos eleitores de Roraima tem entre 25 e 34 anos, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles representam 24,24% dos 348.839 moradores que fizeram o alistamento eleitoral até março deste ano.

Em número real, esta faixa corresponde a 84.573 pessoas. Logo em seguida, aparecem as pessoas com idade entre 35 e 44 anos, que somam 78.596 e representam 22,53% do eleitorado estadual. (Confira a tabela com os dados abaixo)

O Roraima em Tempo mostra o perfil dos eleitores do estado com base em dados do TSE e opiniões de especialistas. Esta é a segunda de uma série de três matérias, a última será publicada nesta sexta-feira (15). A primeira reportagem abordou o grau de instrução dos eleitores e como isso ameaça a política de clientelismo.

Faixa etáriaTotalPorcentagem
161.4080,40%
172.6620,76%
18 a 20 anos20.7835,96%
21 a 24 anos37.51710,75%
25 a 34 anos84.57324,24%
35 a 44 anos78.59622,53%
45 a 59 anos76.52621,94%
60 a 69 anos29.1528,36%
70 a 79 anos13.0613,74%
Superior a 79 anos4.3571,25%
Total348.839100%
Dados: Tribunal Superior Eleitoral

Para a Drª em Ciências Sociais e professora do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Geyza Alves Pimentel, as pessoas dessas faixas são as que estão mais ativas no mercado de trabalho.

“Quando a gente vê esse quadro, considerando só a idade, essas pessoas com 25 anos ou mais estão mais preocupadas com a questão da segurança familiar. Então, essas pessoas vão pensar de que forma o voto transforma a vida delas considerando o mercado de trabalho, aumentos de combustível, como gás e gasolina, e o impacto que isso tem na cesta básica”, explicou a especialista.

Neste ano, os eleitores escolhem governador, senadores, deputados estaduais, deputados federais e presidente. Roraima representa apenas 0,20% do eleitorado brasileiro.

‘Bora, galera, jovens’

Os jovens de 16 e 17 anos representam as duas menores quantidades de eleitores do estado. Eles representam 0,40% e 0,76%, respectivamente. Ocorre que neste ano o TSE registrou em todo o país baixa histórica no número de adolescentes que tiraram o título eleitoral.

“Acredito que por ser uma questão facultativa isso acaba ocorrendo. Geralmente, o jovem que já é mais esclarecido porque tem essa discussão na família ou na escola que vai se interessar em tirar o título”, pontuou a professora Geyza Alves Pimentel.

Com a repercussão da baixa adesão de adolescentes, artistas como Anitta e Bruna Marquezine convocaram os fãs mais jovens para tirar o título de eleitor. Mais recentemente, os próprios fãs da banda coreana BTS iniciaram uma campanha de incentivo para que outros fãs tirem o título de eleitor.

“Eu vi essa movimentação dos fãs do BTS e achei superinteressante. Porque o adolescente que não é tão ligado em política, pode ser muito ligado aos ídolos e, assim, acaba tirando o título por essa influencia. No entanto, não adianta só tirar o título também é necessário um trabalho de conscientização”, argumentou a Drª em Ciências Políticas.

Em Boa Vista, a Câmara de Vereadores realizou uma audiência pública sobre a participação de jovens na política. A vereadora Regiane Matos (MDB) idealizou o evento após observar a baixa adesão de adolescentes no alistamento eleitoral.

Quem pode tirar o título de eleitor?

A coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral de Roraima, Daniely Souza Teixeira, explica que jovens de 15 anos, que completarão 16 anos até o dia 2 de outubro, também podem fazer o alistamento eleitoral até o dia 4 de maio.

“A participação do jovem eleitor é de fundamental importância para a consolidação da democracia no país, é a chance de o jovem mostrar que tem voz e de escolher o melhor candidato para representá-lo no poder. Muitos jovens estão desacreditados com a política, mas nós temos o poder de mudar a nossa realidade”, pontuou a coordenadora.

Como tirar do título de eleitor?

Quem deseja tirar o título de eleitor ou checar a própria situação com a Justiça Eleitoral, pode ter acesso aos serviços pelo Título Net. Na página, é necessário apontar a unidade federativa onde vive para receber o atendimento.

No caso de jovens que desejam fazer o alistamento, é necessário escolher a opção “Não Tenho” no campo “Título de Eleitor”. Em seguida, é preciso informar alguns dados pessoais, como nome dos pais e a própria data de nascimento.

É necessário digitalizar ou tirar fotos dos seguintes documentos: RG (frente e verso) e comprovante de residência. No caso, de homens com 18 anos ou mais é preciso apresentar também o comprovante de quitação do serviço militar.

A Justiça Eleitoral garante que a obrigação de voto inicia somente aos 18 anos. No entanto, a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral de Roraima, Daniely Souza Teixeira, lembra que o “primeiro voto é o momento no qual os jovens eleitores assumem a responsabilidade na definição do futuro do país”.

Fonte: Da Redação

Fabrício Araújo

Recent Posts

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

11 minutos ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

20 minutos ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

30 minutos ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

2 horas ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

2 horas ago

População conta com pontos de recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Ação ocorre de 9 a 12 de dezembro e orienta produtores sobre o descarte correto,…

3 horas ago