Política

Senador comemora ‘vitória’ após perder ação contra jornalistas de Roraima

O senador Telmário Mota (PROS) perdeu a ação contra os jornalistas Bruno Perez e Iury Carvalho, da TV Imperial. Ele acusou os profissionais de veicular informação falsa. A decisão contra o processo do senador é da juíza Rafaelly da Silva Lampert do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).

No entanto, nas redes sociais, o parlamentar publicou a vitória na decisão. Ele informou que a Justiça julgou a ação como procedente, ou seja, a seu favor.

Em junho de 2021, os jornalistas divulgaram que a Polícia Federal (PF) investigava o senador. Dois meses depois, a PF afirmou que não tinha mais provas para corroborar com a narrativa da linha de investigação. No entanto, a juíza entendeu que à época da notícia, o senador era, de fato, considerado suspeito.

“A Justiça Estadual de Roraima julgou procedente a Ação de Direito de Resposta do Senador Telmário Mota contra a TV Imperial, devido às falsas acusações dos jornalistas Bruno Perez e Iury Carvalho, no programa Mete Bronca, no qual acusaram o parlamentar de envolvimento com o suposto caso de desvio de verbas da Sesau para o combate à Covid-19, em junho de 2021”, publicou.

Logo, a magistrada avalia que a notícia não era falsa. Isto porque à época da publicação da matéria o senador era alvo de investigações.

“A simples conclusão de que “o resultado da investigação não encontrou qualquer indício de prática de ilícitos em desfavor do autor” não ilide a veracidade de que o autor foi investigado. A matéria não se reportou ao autor como culpado, acusado, réu ou condenado como resultado de ação penal, mas, tão somente, como investigado”, justificou.

‘Fake news’

Dessa forma, a juíza julgou a ação como improcedente e condenou o Telmário ao pagamento das custas, despesas processuais e honorários advocatícios. O Roraima em Tempo procurou a defesa do senador e aguarda retorno.

O jornalista Iury Carvalho adiantou à reportagem que a TV Imperial pretende processar o parlamentar pela divulgação de notícia falsa. Além disso, disse estar surpreso com o tratamento de Telmário à imprensa e ao judiciário.

“As perseguições à liberdade legal de expressão já foram evidenciadas várias vezes pela sociedade quando ele, sem credibilidade nenhuma, se pronuncia. Além da audaciosa divulgação de fake news de uma decisão judicial. Não é a primeira e nem a última que um político atenta contra a imprensa e jornalistas, mas a diferença é que temos a confiança da população, a mesma que ele perdeu há muito tempo”, avaliou.

Senador e investigações

Em junho de 2021, a TV Imperial revelou detalhes do inquérito em que Telmário era alvo de investigações. Os documentos do Ministério Público Federal (MPF) apontaram o possível envolvimento do senador na compra de aparelhos de ar-condicionado para o Hospital Regional Sul Governador Ottomar de Souza Pinto, em Rorainópolis.

Ele era suspeito de indicar operador para direcionar os contratos. As investigações do inquérito não encontraram elementos para comprovar a participação dele, mas não descartou a realização de novas diligências para apurar o caso.

As investigações chegaram ao fim em agosto do ano passado, dois meses após a veiculação da matéria.

Fonte: Da Redação

Samantha Rufino

Recent Posts

Inscrições para a 2ª Corrida Nova Era ocorrem até 17 de maio, em Boa Vista

Evento ocorre no dia 26 de maio. Expectativa é que mais de mil atletas, entre…

15 minutos ago

Oficinas do IEL-RR preparam estudantes para entrevistas de emprego e estágio

Programa #FOCA NA CARREIRA oferece workshops, palestras e outras atividades voltadas para o desenvolvimento de…

2 horas ago

Setor cultural em Roraima pede celeridade ao Governo na execução de R$ 20 milhões da Lei Paulo Gustavo

Recurso está na conta do Governo de Roraima desde maio do ano passado e artistas…

3 horas ago

Evento em Boa Vista oferece orientações para quem deseja fazer intercâmbio em países da Europa

Feira acontece nesta quinta-feira (2), no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), das 11h às 15h

4 horas ago

Forro quebra e refeitório do HGR fica alagado após forte chuva; veja vídeo

Imagens foram gravadas na manhã desta terça-feira (30). Essa não é a primeira vez que…

5 horas ago

UFRR: Eagro abre 30 vagas para curso técnico em Alimentos

Inscrições vão até 30 de maio com vagas para ampla concorrência, pessoas com deficiência e…

6 horas ago