Política

“Você deveria estar preso!”, diz Nilton Sindpol a Jalser Renier;

O deputado Nilton Sindpol (Patri) disse ao deputado Jalser Renier (SD) que ele deveria estar preso. A troca de ofensas entre os parlamentares ocorreu durante a sessão da manhã desta terça-feira (7).

“Quem é você para exigir respeito, rapaz? Você deveria estar era preso! Por que vossa excelência é o maior bandido do Estado de Roraima!”, exclamou Nilton.

A discussão iniciou após Renier provocar Nilton que é o corregedor-geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). É que Jalser apresentou requerimento que pede documentos e processos da ALE-RR. Em seguida disse que não apresentaria os relatórios à Corregedoria e que o departamento é que deveria apurar as denúncias feitas por ele.

Em tom de exigência e autoridade, o parlamentar pediu ao presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (PC do B) que lesse o requerimento na sessão. Irritado, Jalser não aceitou que Sampaio seguisse o protocolo e começou a gritar e fazer acusações ao microfone.

Em contrapartida, o deputado Nilton disse estar perplexo com o ‘piti’ protagonizado por Jalser. E então disparou:

“Vossa excelência envergonha a Assembleia. Vossa excelência é um ex-presidente presidiário, um ex-presidente gafanhoto. Um ex-presidente envolvido em tudo o que é escândalo de corrupção” ressaltou.

Logo depois disso, o deputado patriota pediu às autoridades que revoguem as medidas cautelares de Jalser. Também afirmou que o ex-presidente deve ter respeito pelo povo de Roraima e pelo Parlamento.

Sem conseguir conter a calorosa discussão, Sampaio pediu para que cortassem o microfone dos dois e encerrou a sessão.

Em queda

Depois que a ALE-RR deu andamento ao processo de cassação de Jalser, o deputado iniciou uma série de tentativas de parar o procedimento.

Primeiramente ele solicitou a retirada da deputada Catarina Guerra (SD) da Comissão de Ética. Desse modo, o parlamentar queria substitui-la por sua aliada Yonny Pedroso (SD). Mas, com a resposta negativa, Renier procurou a Justiça e solicitou a suspensão da reunião em que a Subcomissão de Ética ouviria as 32 testemunhas indicadas para sua defesa.

O juiz Luiz Alberto de Moraes negou o pedido, mas a defesa recorreu e o desembargador Mozarildo Cavalcanti atendeu a solicitação. Dessa forma, ele mandou a ALE-RR suspender as oitivas poucas horas de acontecer.

Logo depois disso, o deputado entrou com um novo pedido à Mozarildo. Ele queria que o juiz decidisse pela sua recondução ao cargo de presidente da Assembleia.

Contudo, quem julgou a solicitação foi o juiz Luiz Alberto de Moraes que arquivou o processo. O magistrado justificou que já existe decisão do Superior Tribunal Federal (STF) sobre o assunto e não cabe à Justiça Local decidir.

O juiz Luiz Alberto também ressaltou que o deputado parecia estar querendo “encontrar, indevidamente, caminho alternativo à apreciação, pela instância competente, do pedido de tutela provisória incidental já apresentado na mencionada ADI, em 29/11/2021”.

Gafanhoto

Depois das tentativas frustradas, o deputado iniciou uma campanha de denúncia contra os outros parlamentares dentro da ALE-RR. Conforme ele, existe um esquema de “gafanhotagem” dentro da instituição.

Ao usar a tribuna, o parlamentar ressaltou que essa prática é crime, relembrando inclusive, que ele próprio já foi preso por isso.

“Você que estiver me assistindo e for funcionário da Assembleia e tiver recebendo dinheiro, o teu dinheiro! E dividindo com deputado, isso é crime! Isso é crime! Isso é ‘gafanhotagem’!”, disse.

Abaixo-assinado

Na semana passada, o jornalistas Iury Carvalho lançou um abaixo-assinado on-line para pedir mais uma vez a cassação do mandato de Jalser na ALE-RR. Até agora o documento já tem mais de 1.300 assinatura de pessoas.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

19 minutos ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

1 hora ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

2 horas ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

2 horas ago

Jornalistas e criadores de conteúdo de Roraima podem se inscrever no Prêmio Sicredi Comunicação em Rede

Premiação nacional vai distribuir R$ 220 mil para trabalhos sobre cooperativismo de crédito. Inscrições seguem…

3 horas ago

Violência digital: DPE-RR alerta sobre criação e compartilhamento de imagens íntimas falsas na internet

Legislação brasileira prevê pena de reclusão de quatro a dez anos e multa para quem…

4 horas ago