Não ficou com os cargos do vice-governador
A Justiça suspendeu o remanejamento dos cargos da Vice-Governadoria para a Casa Civil. A Justiça entendeu que Denarium não pode pegar os cargos da Vice-Governadoria para a Casa Civil e suspendeu o decreto. Já com relação ao pedido do vice-governador para suspender a exoneração de 27 pais e mães de família, a Justiça não sentiu a necessidade de suspender o decreto. Agora, para Frutuoso conseguir os funcionários de volta, vai ficar dependendo da assinatura de Denarium que é quem realmente decide quem entra e quem sai do Governo.
Sem apoio
Apesar das declarações de apoio de Denarium a Bolsonaro, o governador toma decisões bem diferentes do presidente, inclusive em assuntos polêmicos como a vacina contra a Covid-19. Ontem, por exemplo, em um vídeo amplamente compartilhado na internet, Bolsonaro afirmou que se for verdade que Denarium está obrigando os servidores a tomarem a vacina o governador perderá todo o seu apoio. Bom, é lógico que Denarium toma essas decisões de olho na campanha de 2022. Além disso, o decreto em que ele define que servidor que não tomar vacina fica sem salário não condiz com as aglomerações que ele promove para distribuir cestas básicas, sendo que ele pode fazer isso sem reunir mil pessoas ou mais em quadras de escolas.
Agressividade
Ainda sobre o assunto da empresa que recebeu licença de 10 anos para utilizar uma parte do rio na região do Baixo Rio Branco, ontem a redação entrou em contato com o dono, Victor Vilanova, e ele se mostrou alterado, desrespeitou a equipe, assim como se referiu aos pescadores como ‘vagabundos’. Não é surpresa alguma, visto que as denúncias descrevem justamente esse comportamento do empresário com os ribeirinhos do Baixo Rio Branco. Em Roraima não é comum os empresários virem de outros estados explorar as riquezas e oportunidades e tratarem os moradores e profissionais dessa forma. Geralmente, os investidores que chegam aqui são gratos pela receptividade do povo roraimense.
Sem transparência
O Roraima em Tempo acessou o sistema de licenciamento da Fundação de Meio Ambiente do Governo, a Femarh, mas na área da transparência tudo o que aparece é uma página em branco. Ou seja, transparência é algo que não existe ali. No Diário Oficial também não tem registro da licença concedida à empresa de pesca esportiva.
Solenidade
No dia 6 deste mês, o governador promoveu até solenidade no Palácio do Governo para entregar a licença ao empresário Victor Vilanova. Só que até agora não existe nenhum documento nos sites de transparência do Governo nem mesmo no Diário Oficial do Estado que mostre a licença.
CAR
Outro ponto que não tem transparência no site é o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Este é um importante processo de registro de imóveis rurais previsto no código florestal. Além de regularizar as terras de Roraima também é importante para evitar desmatamento ilegal no estado. O cadastramento tem investimento de R$ R$ 3 milhões do Fundo Amazônia.
Maternidade
As denúncias da precariedade na saúde continuam chegando ao Roraima em Tempo. Dessa vez foi uma mulher que teve bebê na Maternidade do Governo e teve que passar alguns dias no calor. É que a central de ar estava quebrada e ela teve que permanecer no calor com seu bebê. Assim como ela, haviam outras mães e crianças passando mal nesses últimos dias de calor em Roraima.
Falta de luz
Há cerca de três meses os moradores de Caracaraí sofrem com a falta constante de energia. Dessa forma, muitos são os relatos de pessoas que perderam seus eletrodomésticos devido ao vai e volta de luz. Nesse sentido, vereadores se uniram e enviaram ofício à concessionária Roraima Energia pedindo explicações e que resolva imediatamente o problema.
Perguntas:
– Por que o empresário Victor Vilanova se sente tão a vontade para desrespeitar os moradores do lugar onde ele explora?
– Por outro lado, por que Denarium apoia esse tipo de empresário que sai do seu Estado para explorar as riquezas de Roraima e menosprezar os roraimenses?