
Desde a sua inauguração, a unidade de saúde do Centro de Teleassistência Dra. Erika Priscilla Nascimento Vasconcelos, em Boa Vista, já atendeu mais de 1.030 pacientes.
A princípio, atendimento começa nas unidades básicas de saúde (UBS), onde o paciente passa por triagem e, sendo necessário, vai ao Centro de Teleassistência. Em seguida, ele passa pelo médico generalista, que ouve, examina e monta o histórico completo. Logo depois, vem a confirmação da consulta virtual.
Atualmente, o Hospital Albert Einstein disponibiliza nove especialidades para atendimento virtual: cardiologia, endocrinologia (adulto e pediátrica), gastrenterologia (adulto e pediátrica), infectologia, neurologia (adulto e pediátrica), pediatria, pneumologia, psiquiatria (adulto e pediátrica) e reumatologia.
Em sua primeira consulta híbrida, Francisco Laerte de Oliveira, 75 anos, recebeu atendimento de um médico cardiologista. Hipertenso há anos, ele procurou a UBS do bairro onde mora após sentir dores no peito e recebeu o encaminhamento ao Centro de Teleassistência. De lá ele saiu com todas as solicitações de exames e receitas médicas.
“Sou ex-fumante há 25 anos e casos na família de problemas cardíacos. Quando comecei a sentir as dores, já sabia o que deveria fazer. Fui bem atendido pelos médicos do centro e gostei muito desse tipo de consulta”, disse.
Sobretudo, os pacientes recebem acompanhamento dos médicos generalistas do Centro de Teleassistência, responsáveis por qualquer decisão tomada durante o fechamento do diagnóstico. O médico Rogério Assunção foi quem acolheu e acompanhou seu Francisco e seguirá com ele até a alta.
“Depois que ele fizer os exames que solicitei, sugeridos no parecer do cardiologista do Albert Einstein, seu Francisco retorna para uma próxima consulta. Uma vez que o paciente se encontra estável, sendo feita a otimização dos medicamentos e o fechamento do diagnóstico, ele é encaminhado novamente à Atenção Básica, para a finalização do tratamento”, explica o médico.
Tecnologia aliada à Saúde
Apesar disso, o formato de atendimento híbrido tende a uma certa resistência para alguns pacientes, principalmente idosos. Contudo, Rogério ressaltou que a unidade vem transformando vidas, inclusive a dele enquanto profissional.
“Eu aprendo muito aqui, mas para os pacientes é ainda mais fantástico. Eles são atendidos por profissionais de excelência, de um hospital renomado mundialmente. E se, durante a consulta, o especialista avaliar a necessidade de uma interconsulta com outra especialidade, a solicitação é feita no mesmo dia”, disse o médico.
Telemedicina
Antes da inauguração do Centro de Teleassistência, a prefeitura já ofertava atendimentos virtuais com especialistas por meio do projeto Telemedicina, implantando em maio de 2021 na UBS Pricumã. Em dois anos de funcionamento, 1.548 pacientes passaram pelo atendimento híbrido.