Escolas da capital farão levantamento de famílias vacinadas contra Covid

Secretária de Educação do município disse que levantamento é essencial para retorno das aulas presenciais

Escolas da capital farão levantamento de famílias vacinadas contra Covid
Secretária afirma que retorno das aulas será feito conforme protocolos sanitários – Foto: Divulgação/PMBV

As escolas municipais de Boa Vista vão fazer levantamento das famílias imunizadas, afirmou a secretária de Educação e Cultura, Maria Consuelo Silva. A gestora deu a informação em entrevista à Rádio 93 FM, na tarde desta terça-feira (03).

Conforme a secretária, o diagnóstico é parte do planejamento para o retorno das aulas presenciais nas escolas do município, anunciado para o dia 13 de setembro.

O levantamento começará a ser feito a partir da próxima segunda-feira (9), quando os pais e responsáveis pelos alunos do 2º ao 5º ano serão convocados para conversar sobre o retorno das atividades presenciais.

“Nesse momento que os pais forem convidados e forem para as unidades de ensino a gente pede que aqueles que tiverem cartão de vacina que possam levar esse cartão. É um momento muitíssimo importante para toda rede municipal. Esperamos esse momento com muita ansiedade e muita responsabilidade acima de tudo”, explicou a secretária.

Ensino escalonado e híbrido

Segundo a secretária, as escolas executarão as aulas de forma híbrida e escalonada. Ou seja, nem todos os alunos frequentarão a escola todos os dias, para evitar aglomeração. Além disso, as atividades serão feitas de forma tanto online quanto presencial.

“A Secretaria, junto com os profissionais de educação, tem um plano pedagógico de retorno e um protocolo sanitário também a ser seguido. Então tomaremos todos os cuidaods para que esse retorno seja de forma muito tranquila”, esclareceu.

Prova BV

Maria Consuelo informou que na próxima segunda-feira os alunos do segundo ao quinto ano precisarão fazer uma avaliação de forma presencial.

O teste vai reunir dados para um levantamento para identificar as dificuldades dos alunos nas disciplinas de português e matemática.

A prova terá duração de 1 hora por disciplina. O teste é adaptativo, ou seja, se o aluno não acertar as questões no nível de sua série, ele fará, automaticamente, questões das séries anteriores.

“Eu queria muito chamar a atenção de todos os pais para que eles pudessem motivar as crianças a irem realizar essa prova. É a partir dela que vamos conhecer o nível de aprendizagem dessas crianças e que os professores vão realizar seus planejamentos de aula”, argumentou.

Retorno das aulas

Nesta segunda-feira (2), o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), anunciou o retorno das aulas presenciais para o dia 13 de setembro. Escolas municipais da capital estão sem aula presencial desde o dia 16 de março de 2020.

Para o retorno das aulas, as escolas seguirão os protocolos de segurança. As unidades irão disponibilizar máscaras para as crianças e toda equipe escolar, álcool em gel, assim como viseiras de proteção facial para os professores. Além disso, torres de álcool estarão nos ambientes de ensino.

“Sabemos que não basta apenas reabrir as escolas. Temos a consciência da importância de preparar as nossas crianças para voltar às salas de aula. Vamos conversar sobre como será o retorno, explicar como vai funcionar, reforçar todos os critérios de segurança contra a Covid-19 e sobre como tornar este retorno menos impactante para as crianças”, explicou o prefeito Arthur Henrique.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x