O Ministério da Saúde “está preocupado” em vacinar contra a Covid-19 os venezuelanos em situação de rua em Roraima.
A informação consta em uma ata de reunião entre a Operação Acolhida e organizações de apoio humanitário que atuam no estado. O encontro tratou sobre a população venezuelana fora dos abrigos em Roraima.
Conforme a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a preocupação em vacinar as pessoas que vivem nas ruas ocorreu após a reabertura da fronteira, no fim de junho.
Desde então, diariamente, mais de 600 estrangeiros se inscrevem na lista de regularização migratória em Pacaraima, Norte do estado.
De acordo com dados da Operação Acolhida, até o dia 23 de setembro havia 8.734 venezuelanos atendidos nos 14 abrigos de Roraima.
Já conforme um levantamento da OIM, divulgado no dia 13 de setembro, mais de 5 mil imigrantes estão fora dos abrigos.
Contudo, conforme o Médico Sem Fronteiras (MSF), diz que ainda existe “resistência à vacina em Boa Vista, Pacaraima e outros municípios”.
Dessa forma, o MSF tem combatido as desinformações sobre os imunizantes para avançar a vacinação entre os grupos vulneráveis.
A preocupação em vacinar a população de rua também é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Em julho deste ano, a Pasta pediu mais 9.291 vacinas do Ministério Saúde para imunizar este público. A ideia é vacinar esse público separadamente.
À época, a Sesau disse que o número estimado no Plano de Operacionalização de Vacinação do ministério era inferior à realidade, já que a fronteira foi reaberta pelo Governo Federal no dia 24 de junho.
Com isso, o fluxo migratório se intensificou e centenas de venezuelanos improvisaram acampamentos na fronteira entre Pacaraima.
O Roraima em Tempo entrou em contato com o Ministério da Saúde, Governo de Roraima, e as prefeituras de Boa Vista e Pacaraima, mas ainda não recebeu resposta sobre o diálogo para vacinar essa população.
Por Samantha Rufino
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido