Positividade tóxica mascara realidade das pessoas - Foto: Oatawa/iStock
A chamada positividade tóxica tem contagiado as redes sociais. O comportamento ganhou espaço com as hashtags #GoodVibesOnly (apenas boas energias), que já conta com mais de 14 milhões de menções no Instagram.
Dessa forma, quem é adepto desse pensamento rejeita as emoções negativas e só foca no lado positivo. Mas por que isso pode ser ruim?
Conforme a psicóloga Hismayla Pinheiro, ver apenas o lado bom pode fazer com que o cérebro fique resistente aos acontecimentos do dia a dia.
“A positividade tóxica vem acompanhada de frases como: ‘mas pense pelo lado positivo’, ‘você atrai o que você emana’, ‘se isso aconteceu, é porque está vibrando nessa frequência’. Por mais que a atitude positiva seja importante para tornar rotinas mais leves, não podemos negligenciar as emoções negativas. Elas fazem parte da vidas”, diz.
Ela fala que o problema pode adoecer a mente e o físico. “Torna-se preocupante quando se quer esconder esses sentimentos ruins na mente, o que pode levar à somatização no corpo”, completa.
É comum que nas redes sociais haja posts apenas de momentos felizes, mesmo que não sejam a realidade como um todo. Por isso, muitos não têm uma boa relação com a vida na internet.
Porém, a psicóloga fala que dá para usar as redes de maneira leve e sem causar danos à saúde mental.
“As redes sociais são perfeitas para estimular a positividade tóxica. Aqueles que venceram essa situação se desligaram das negatividades e produziram conteúdos mais reais, empáticos e consistentes sobre os sentimentos negativos. Ou seja, existe uma forma saudável de ocupar esse espaço”, diz.
Além disso, é importante saber a diferença da positividade tóxica de uma atitude otimista. Não é errado pensar de maneira positiva.
A principal diferença é que a positividade tóxica não leva em consideração a individualidade humana, bem como os problemas sociais, e cala as emoções.
“O otimismo sugere que tenhamos que lidar com as emoções negativas para chegar a uma nova perspectiva na busca pela felicidade”, diz.
No entanto, dá para se livrar dessa situação ruim. Ela fala algumas dicas para ajudar nisso:
Por Samantha Rufino
A família denunciou o desaparecimento após o homem supostamente usar as redes sociais da mulher…
Ação segue até o carnaval de 2026, abrangendo as festas de fim e início de…
São João da Baliza também vai contratar os serviços pelo valor milionário. Informações constam em…
Medida é resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Roraima
Principal deliberação envolve a atualização do teto dos imóveis nas faixas 1 e 2 do…
Para os parlamentares contrários ao texto, afirmaram que projeto pode incentivar o vício em jogos