A chamada positividade tóxica tem contagiado as redes sociais. O comportamento ganhou espaço com as hashtags #GoodVibesOnly (apenas boas energias), que já conta com mais de 14 milhões de menções no Instagram.
Dessa forma, quem é adepto desse pensamento rejeita as emoções negativas e só foca no lado positivo. Mas por que isso pode ser ruim?
Conforme a psicóloga Hismayla Pinheiro, ver apenas o lado bom pode fazer com que o cérebro fique resistente aos acontecimentos do dia a dia.
Ela fala que o problema pode adoecer a mente e o físico. “Torna-se preocupante quando se quer esconder esses sentimentos ruins na mente, o que pode levar à somatização no corpo”, completa.
É comum que nas redes sociais haja posts apenas de momentos felizes, mesmo que não sejam a realidade como um todo. Por isso, muitos não têm uma boa relação com a vida na internet.
Porém, a psicóloga fala que dá para usar as redes de maneira leve e sem causar danos à saúde mental.
Além disso, é importante saber a diferença da positividade tóxica de uma atitude otimista. Não é errado pensar de maneira positiva.
A principal diferença é que a positividade tóxica não leva em consideração a individualidade humana, bem como os problemas sociais, e cala as emoções.
“O otimismo sugere que tenhamos que lidar com as emoções negativas para chegar a uma nova perspectiva na busca pela felicidade”, diz.
No entanto, dá para se livrar dessa situação ruim. Ela fala algumas dicas para ajudar nisso:
Por Samantha Rufino
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…