PF investiga empresários e dentistas associados ao HGR por suspeita de fraude em licitações da Saúde

Investigações sugerem que houve direcionamento do resultado de uma licitação promovida pela Sesau para fornecimento de materiais odontológicos; Justiça determinou o bloqueio de R$ 9,5 milhões nas contas dos investigados

PF investiga empresários e dentistas associados ao HGR por suspeita de fraude em licitações da Saúde
Hospital Geral de Roraima (HGR) — Foto: Divulgação/Secom RR

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (1º), a Operação Esculápio. A ação tem como objetivo investigar empresários e dentistas associados ao Hospital Geral de Roraima (HGR) suspeitos de fraudar licitações e induzir pacientes a realizar procedimentos odontológicos em uma clínica particular, custeados pelo Estado, mesmo havendo material para realizá-los na rede pública.

As investigações sugerem que houve direcionamento do resultado de uma licitação promovida pela Secretaria Estado da Saúde (Sesau). Isso para o fornecimento de materiais odontológicos ao HGR. Os materiais foram orçados com valores mais elevados que os constantes na tabela de preços do SUS. Em alguns casos, a contratação chegou a ser 1.000% mais custosa que o preço médio indicado na tabela oficial.

Há indícios também de que os pacientes do HGR recebiam a informação por parte dos dentistas de que não havia condições de realizar algumas cirurgias. O motivo seria a falta de material.

Os odontólogos, com vínculo tanto no hospital quanto em uma clínica particular, orientariam então esses pacientes a procurar o Poder Judiciário. E, desse modo, através de ações judiciais, conseguiam que o Estado custeasse os procedimentos em uma clínica, que pertenceria ao grupo criminoso. Como resultado, a Operação Esculápio investiga empresários e odontólogos associados ao hospital.

Os agentes da PF cumprem dez mandados de busca e apreensão em Boa Vista, expedidos pela Vara de Entorpecentes e Organização Criminosa, além do bloqueio de aproximadamente 9,5 milhões de reais nas contas dos investigados para ressarcir o dano moral ocasionado à sociedade de Roraima.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x