Política

STF pede informações ao Governo e Assembleia sobre indicação de primeira-dama ao cargo de conselheira do TCE-RR

O supremo Tribunal Federal (STF) pediu informações ao Governo de Roraima e da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) sobre a indicação da primeira-dama Simone Denarium, ao cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR). O processo foi protocolado no dia 23 de maio, pelo deputado estadual Jorge Everton (União Brasil).

Entenda

O deputado alegou que o govenador Antonio Denarium (PP) interferiu no processo eleitoral e assim conseguiu eleger a própria esposa ao cargo vitalício no órgão. Ele então pediu a suspensão da ocupação do cargo de conselheira no TCE-RR. Além disso, o deputado citou crime de nepotismo por parte do governador.

Relembre o caso do cargo no TCE-RR

O juiz Luiz Alberto de Morais Júnior do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) manteve a candidatura da primeira-dama Simone Denarium ao cargo de conselheira do TCE-RR. O magistrado afirmou que não havia provas de que a primeira-dama tenha vínculo com o governador. Dessa forma, no dia 24 de maio, ela tomou posse no cargo com 17 votos dos deputados.

Uma ação popular ainda pede a suspensão da nomeação da primeira-dama Simone Denarium no Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR). O advogado Jorge Mário Peixoto deu entrada na Vara da Fazenda Pública no dia 25 de maio.

O profissional sustenta que o presidente da ALE-RR Soldado Sampaio (Republicanos) tanto assinou o Decreto Legislativo após a eleição na Casa, como assinou o decreto de nomeação como governador em exercício. Para o autor da ação há ilegalidades, pois o governador se afastou do cargo para não ter que assinar a nomeação da esposa.

“Os atos até então praticados estão eivados de ilegalidades, tanto por razões objetivas – a nomeada e indicada é esposa do Governador – quanto subjetivas, pois não preenche os requisitos para ocupar um cargo desta relevância para o estado, infringindo, portanto, princípios e normas constitucionais, já sumulados pelos Tribunais Superiores”, sustentou.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Guia ensina contribuintes a declarar Imposto de Renda sem erros

Material é gratuito. Prazo para entrega da declaração é 31 de maio

6 horas ago

‘O Espírito da Floresta’ e ‘Diários Yanomami’: livros sobre impactos do garimpo e saberes indígenas serão lançados na UFRR

Evento acontece no dia 24 de maio, a partir das 18h30. Lançamento terá a presença…

8 horas ago

Mulher tenta matar amiga a facadas após discussão durante bebedeira, em Caracaraí-RR

Suspeita foi presa pela Polícia Militar minutos após o crime, ocorrido nesta sexta-feira, 17; vítima…

9 horas ago

Bandidos invadem casa em Boa Vista e levam R$ 5,5 mil em espécie

Três celulares, um notebook e uma motoneta usada na fuga também foram roubados; crime aconteceu…

11 horas ago

Brasil teve 230 mortes de pessoa LGBTI+ em 2023

Número representa uma morte a cada 38 horas

12 horas ago

Saiba como doar parte do Imposto de Renda para ajudar vítimas da cheia no RS

Contribuinte pode destinar até 6% do imposto devido para fundos do Governo gaúcho

14 horas ago