Idoso aguarda há quatro anos por cirurgia pelo HGR, diz denúncia

Familiares dizem que espera agravou quadro de saúde de paciente, que sofreu um AVC

Idoso aguarda há quatro anos por cirurgia pelo HGR, diz denúncia
Fachada do HGR Foto: Arquivo/Roraima em Tempo/Edinaldo Morais

Neita da Silva Santos, esposa do paciente Antônio Alves de Oliveira, de 64 anos, denunciou à reportagem que o marido aguarda há quatro anos por cirurgia pelo Hospital Geral de Roraima (HGR). Ela relatou o caso nesta sexta-feira (08).

De acordo com a mulher, o idoso, que trabalha como motorista de lotação, tem fístula anal. Por isso, ele necessita de uma cirurgia. Contudo, ele está na fila de espera para a realização da operação desde 2018.

“Ele está na fila desde 2018. […] já tinham avaliado ele, tudo direitinho, aí foi aquele processo, antes da pandemia. Não tinha material, era essa a questão. Logo depois veio a pandemia, aí ele só fazia o controle, acompanhamento no Coronel Mota, medicação, pomada. Ele sempre ia às consultas”, contou.

Conforme ela, após a antiga médica que atendia o marido sair do Estado, outro médico começou a atendê-lo. Contudo, o novo profissional informou que o caso de Antônio havia piorado e por isso, não podia mais realizar a cirurgia.

“A doutora saiu do Estado, que tentou operar ele, porque ela disse que não tinha jeito, que tinha que fazer a cirurgia dele. Ela ia fazer tudo o que pudesse para fazer a cirurgia dele. Então a gente fez todos os exames, fez todo o processo. Quando foi para lá de novo, a médica não conseguiu. Ele já começou a ficar deprimido. Depois veio o outro médico, ele disse que não tinha como fazer a cirurgia, porque piorou o caso dele […], relatou.

Sem especialista

Do mesmo modo, Neita relatou que o novo médico que passou a atender Antônio, se negou a entregar um laudo ao homem.

“Ele pediu um atestado. Como fazia um acompanhamento, inflamou muito. Quando fui marcar a consulta para ele, a moça falou que a outra médica não estava mais no Estado, que só tem o outro doutor. E ele pediu o laudo para ele e ele disse que não ia dar, que fosse pedir o laudo da médica que estava acompanhando antes. Aí ele até falou ‘doutor, ela não está mais no Estado’ e ele disse ‘está sim, procure. Quando você operar, eu dou até um ano [de atestado] para você”, afirmou.

Por outro lado, Neita fez o recadastramento do marido na fila de espera da cirurgia. No dia 28 de março, a denunciante escreveu um ofício à ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) solicitando a cirurgia.

No dia seguinte, em resposta ao ofício, a Sesau informou que não disponibilizava da especialidade de coloproctologia para fazer este tipo de procedimento.

O idoso acabou sofrendo um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no mesmo dia. A esposa do paciente acredita que a espera pela cirurgia juntamente com o problema de ansiedade do marido ocasionaram o AVC.

“Eu acredito que tudo isso causou [o AVC]. O problema da ansiedade, a espera. Quando ele ia na Secretaria comigo ele ficava triste. Então eu acredito que contribuiu, não é?”, disse.

Outras denúncias

Em setembro de 2021, o paciente Luiz Teotônio de Oliveira denunciou à reportagem que aguardava há 11 meses por cirurgia no HGR para retirada de uma hérnia.

Luiz foi diagnosticado com a doença há 15 anos e já passou por uma cirurgia. Mas, em 2020 voltou a sentir dores. Por isso, procurou o HGR para tratamento e recebeu encaminhamento cirúrgico. Ele tentava marcar o procedimento desde janeiro do ano passado.

Já em setembro do ano passado, a secretária lar Suely Ales esperava há quatro anos por uma cirurgia na vesícula no HGR.

Suely descobriu uma pedra na vesícula em 2016 e sofria com fortes dores e enfrenta dificuldades para trabalhar.

Ainda em setembro do ano passado, um homem de 37 anos esperava há mais de cinco meses por uma cirurgia para remoção de um tumor no pâncreas no HGR.

Ival Borges de Araújo estava desde o dia 18 de março na fila de espera na Oncologia do HGR. Conforme a esposa do paciente, Maria Antônia da Silva Cruz, de 42 anos, Ival havia descoberto há um ano que estava com câncer.

Citada

O Roraima em Tempo entrou em contato com a Sesau que por meio de nota disse que o paciente encontra-se devidamente regulado na fila única do SUS e aguarda a realização dos procedimentos.

Fonte: Da Redação

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