Política

“Você deveria estar preso!”, diz Nilton Sindpol a Jalser Renier;

O deputado Nilton Sindpol (Patri) disse ao deputado Jalser Renier (SD) que ele deveria estar preso. A troca de ofensas entre os parlamentares ocorreu durante a sessão da manhã desta terça-feira (7).

“Quem é você para exigir respeito, rapaz? Você deveria estar era preso! Por que vossa excelência é o maior bandido do Estado de Roraima!”, exclamou Nilton.

A discussão iniciou após Renier provocar Nilton que é o corregedor-geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). É que Jalser apresentou requerimento que pede documentos e processos da ALE-RR. Em seguida disse que não apresentaria os relatórios à Corregedoria e que o departamento é que deveria apurar as denúncias feitas por ele.

Em tom de exigência e autoridade, o parlamentar pediu ao presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (PC do B) que lesse o requerimento na sessão. Irritado, Jalser não aceitou que Sampaio seguisse o protocolo e começou a gritar e fazer acusações ao microfone.

Em contrapartida, o deputado Nilton disse estar perplexo com o ‘piti’ protagonizado por Jalser. E então disparou:

“Vossa excelência envergonha a Assembleia. Vossa excelência é um ex-presidente presidiário, um ex-presidente gafanhoto. Um ex-presidente envolvido em tudo o que é escândalo de corrupção” ressaltou.

Logo depois disso, o deputado patriota pediu às autoridades que revoguem as medidas cautelares de Jalser. Também afirmou que o ex-presidente deve ter respeito pelo povo de Roraima e pelo Parlamento.

Sem conseguir conter a calorosa discussão, Sampaio pediu para que cortassem o microfone dos dois e encerrou a sessão.

Em queda

Depois que a ALE-RR deu andamento ao processo de cassação de Jalser, o deputado iniciou uma série de tentativas de parar o procedimento.

Primeiramente ele solicitou a retirada da deputada Catarina Guerra (SD) da Comissão de Ética. Desse modo, o parlamentar queria substitui-la por sua aliada Yonny Pedroso (SD). Mas, com a resposta negativa, Renier procurou a Justiça e solicitou a suspensão da reunião em que a Subcomissão de Ética ouviria as 32 testemunhas indicadas para sua defesa.

O juiz Luiz Alberto de Moraes negou o pedido, mas a defesa recorreu e o desembargador Mozarildo Cavalcanti atendeu a solicitação. Dessa forma, ele mandou a ALE-RR suspender as oitivas poucas horas de acontecer.

Logo depois disso, o deputado entrou com um novo pedido à Mozarildo. Ele queria que o juiz decidisse pela sua recondução ao cargo de presidente da Assembleia.

Contudo, quem julgou a solicitação foi o juiz Luiz Alberto de Moraes que arquivou o processo. O magistrado justificou que já existe decisão do Superior Tribunal Federal (STF) sobre o assunto e não cabe à Justiça Local decidir.

O juiz Luiz Alberto também ressaltou que o deputado parecia estar querendo “encontrar, indevidamente, caminho alternativo à apreciação, pela instância competente, do pedido de tutela provisória incidental já apresentado na mencionada ADI, em 29/11/2021”.

Gafanhoto

Depois das tentativas frustradas, o deputado iniciou uma campanha de denúncia contra os outros parlamentares dentro da ALE-RR. Conforme ele, existe um esquema de “gafanhotagem” dentro da instituição.

Ao usar a tribuna, o parlamentar ressaltou que essa prática é crime, relembrando inclusive, que ele próprio já foi preso por isso.

“Você que estiver me assistindo e for funcionário da Assembleia e tiver recebendo dinheiro, o teu dinheiro! E dividindo com deputado, isso é crime! Isso é crime! Isso é ‘gafanhotagem’!”, disse.

Abaixo-assinado

Na semana passada, o jornalistas Iury Carvalho lançou um abaixo-assinado on-line para pedir mais uma vez a cassação do mandato de Jalser na ALE-RR. Até agora o documento já tem mais de 1.300 assinatura de pessoas.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Eleição suplementar: Wagner Nunes é eleito prefeito de Alto Alegre

Eleitores foram às urnas neste domingo (28). Nunes disputou a eleição com Valdenir Magrão (MDB)

12 horas ago

Crime eleitoral: PF investiga suspeitas de uso de programas do Governo de RR para obter favorecimento na campanha da eleição suplementar em Alto Alegre

Investigações apontaram que, no período da campanha eleitoral para as eleições suplementares de Alto Alegre,…

14 horas ago

Justiça eleitoral avalia denúncias de compras de votos na eleição suplementar em Alto Alegre

Juíza eleitoral, Sissis chwantes, disse que as práticas são semelhantes às que resultaram na cassação…

16 horas ago

Concurso Nacional Unificado: saiba como controlar a ansiedade para o dia das provas

Provas ocorrem no dia 5 de maio. Com a proximidade, muitas pessoas acabam tendo crises…

16 horas ago

Mais de 40% dos contribuintes já entregaram a declaração do imposto de renda

Prazo de entrega da declaração começou no dia 15 de março e vai até 31 de…

18 horas ago

Copa Boa Vista de Futebol Master: 5ª edição do evento movimenta Vila Olímpica, em Boa Vista

Prefeitura da capital investiu mais de R$ 100 mil no evento, fornecendo estrutura física e…

20 horas ago